Lentidão, falta de preparo, excesso de burocracia. As reclamações sobre o serviço público são comuns. O casal André Tamura e Gabriela Tamura, sócios-diretores da WeGov, percebeu isso como uma oportunidade de negócio. Os dois criaram uma empresa e hoje ganham dinheiro para ensinar funcionários públicos a serem mais eficientes.
Entre seus clientes, estão instituições como o Senado Federal e o Poder Judiciário. A empresa tem 13 funcionários -oito ficam na sede em Florianópoli (SC), e as outras 5 em projetos de outros Estados.
Refinanciaram o carro para começar
Sem dinheiro para começar o negócio, precisaram refinanciar o carro que tinham e valia R$ 16 mil.
Gabriela Tamura diz que a WeGov é uma empresa social que hoje fatura cerca de R$ 500 mil por ano ensinando servidores de diversas repartições a produzirem e serem mais eficientes.
Tudo começou em 2000, quando os empreendedores, que trabalhavam na iniciativa privada não aguentavam mais lidar com a lentidão dos órgãos de governo e instituições públicas. Ao perceberem que o excesso de burocracia prejudicava o trabalho, desenvolveram um programa de capacitação para transformar funcionários públicos em empreendedores.
A ideia surgiu depois de participarem de um dos programas do HubGov que a Polícia Militar de Santa Catarina desenvolveu. Lá tiveram contato com vários aplicativos inspiradores, entre eles um que, ao ser acionado, ativava o serviço de emergência pela tela do celular. Outro, o dos Correios, era uma plataforma para atualizar automaticamente o endereço de pessoas que se mudavam.
Reúne funcionários para atuar em áreas diferentes
André Tamura afirma que a WeGov criou uma metodologia para aprendizagem.
“Começamos com “learn by doing” [fazendo e aprendendo] e hoje chegamos a um modelo que chamamos de Crie: conceituar, refletir, implementar e experimentar”.
O carro-chefe da empresa é o HubGov, programa interinstitucional de governo que reúne instituições públicas das três esferas e dos três poderes no desenvolvimento de soluções para um desafio institucional.
“Reunimos profissionais de vários setores do governo para que trabalhem de maneira diferente da que estão acostumados. Através de workshops ou programas de aprendizagem mais extensos, esse potencial de transformar cenários é ampliado, o servidor sente-se empoderado e os bons projetos ganham luz”.
Lentidão e falta de eficiência
Jefferson Jeanmonod Santana, professor do curso de administração da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, aponta vantagens na WeGov.
Ele diz que burocratização, informações desencontradas e lentidão dos órgãos públicos reforçam a ideia de que os funcionários públicos não são eficientes.
“Para mudar esse cenário, um caminho interessante pode ser a iniciativa de educação continuada como treinamentos, capacitações e workshop.”
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |